Centro-de-apoio-a-crianca-com-cancer-Marta-Kuboiama

Apoio

Cobertura

Enquanto o paciente recebe tratamento no hospital, o Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboiama (CMK) fornece acomodação, muitas vezes por vários meses, aos pacientes que não têm um local adequado para permanecer durante esse período.

Essa hospedagem tem como objetivo oferecer um ambiente apropriado para indivíduos com imunodeficiência, ou seja, aqueles com pouca ou nenhuma imunidade. Em muitos casos, os pacientes não encontrariam tal ambiente em casa ou na residência de familiares, uma vez que atendemos, principalmente, pacientes em situação de vulnerabilidade social.

Para facilitar o tratamento, fornecemos transporte para que as crianças possam ir ao hospital para exames, tratamentos ou avaliações médicas. Também asseguramos uma alimentação saudável, com orientação de nutricionista, visando atender às necessidades e dificuldades individuais de cada criança.

A casa de acolhimento permite que a mãe, irmã ou tia do paciente fique junto à criança, proporcionando um ponto de referência emocional e tornando o ambiente desconhecido mais confortável. Oferecemos ainda apoio psicológico para crianças e mães, auxiliando-as a lidar com o peso emocional de sua condição física e sofrimento.

A casa dispõe de uma brinquedoteca, garantindo opções de lazer durante a estadia, e oferecemos também aulas de culinária, música, palestras de interesse geral e sobre doenças neoplásicas. Terapias e trabalhos manuais são realizados com o intuito de aliviar a tensão e proporcionar a oportunidade de aprender uma habilidade que possa ser útil no futuro.

Em suma, o CMK foi concebido para oferecer suporte total ao paciente durante o tratamento hospitalar, com a missão de garantir que, apesar da luta contra a doença, esses jovens pacientes não carreguem traumas psicológicos relacionados ao período de tratamento. Nosso compromisso é acompanhá-los nessa jornada, tornando-a o mais tranquila e confortável possível. 

Transformando Desafios em Esperança:
CMK, Seu porta-voz na luta contra o Câncer Infantil

O Centro de Apoio à Criança com Câncer Marta Kuboiama (CMK) se dedica a oferecer diferentes formas de apoio a todos que recorrem aos nossos serviços. Nosso objetivo é garantir a máxima segurança e conforto durante a permanência sob nosso cuidado durante o tratamento.

Este apoio é prestado por voluntários altamente qualificados e atuantes em suas respectivas áreas, que se comprometeram a aplicar seus conhecimentos e habilidades em prol dos pacientes.

Atualmente, o CMK oferece suporte nas seguintes áreas (clique para conhecer mais sobre cada um dos nossos serviços)

  • Acompanhantes

    Reconhecemos a importância do apoio emocional durante o tratamento, portanto, nosso serviço de acompanhantes permite que um membro da família ou cuidador próximo permaneça com o paciente. Proporcionamos acomodações confortáveis e suporte para garantir que tanto o paciente quanto o acompanhante se sintam acolhidos.

  • Nutrição

    O tratamento do câncer pode trazer desafios nutricionais únicos. Com a orientação de nutricionistas especializados, fornecemos refeições balanceadas e adaptadas às necessidades individuais de cada criança. Nosso objetivo é ajudar a manter a força do paciente, melhorar a sua recuperação e qualidade de vida através da alimentação adequada.

  • Psicológico

    Lidar com o câncer pode ser uma experiência emocionalmente desafiadora para a criança e seus familiares. Nossos psicólogos oferecem apoio emocional e terapias individualizadas para ajudar nossos pequenos pacientes e suas famílias a lidar com o estresse e a ansiedade associados ao diagnóstico e tratamento.

  • Médico

    Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe médica do hospital para garantir que cada criança receba o melhor tratamento possível. Nossos profissionais médicos também estão disponíveis para responder a quaisquer perguntas e fornecer informações claras e compreensíveis sobre o diagnóstico e o plano de tratamento.

  • Jurídico

    Entendemos que o diagnóstico de câncer pode trazer questões legais complexas. Nossos serviços jurídicos estão aqui para ajudar as famílias a navegar por essas questões. Seja assistência para entender os direitos do paciente, auxílio no processo de obtenção de benefícios sociais ou aconselhamento sobre questões relacionadas ao seguro saúde, nossa equipe jurídica está pronta para ajudar.